Arquivo do blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010






Reativando a lojinha..
Falar de jazz e música erudita é muito complexo quando tocamos no tema "música contemporânea". Dois estilos que eu considero com um público absurdamente conservador, escutando obras ainda do século XVIII no caso da música erudita. Aceitar a essência evolutiva do gênero e ao mesmo tempo não deixar morrer características originais do som é uma grande dificuldade dos admiradores da boa música.
Esse é um debate que críticos musicais, músicos, apreciadores tem a desenvolver. Já que falamos tanto no desaparecimento dos direitos autorais de melodias por não ter notas ou combinações originais o suficiente para registrar uma obra, agora mais do que nunca temos que acreditar no novo.
Sobre a situação do jazz que é minha indicação de hoje, acredito que existe uma resistência tanto quanto saudocista. Polariza-se em torno de uma “meia dúzia” de nomes o que dificulta o conhecimento de novidades. Mas quebrando regras também, podemos relembrar que pelo novo,  descobrimos talentos como Wynton Marsalis, que é considerado o grande responsável pelo renascimento do jazz nos anos 80, sem modificar o estilo.
Para não me estender (falando superficialmente de um assunto tão intrigante), queria mostrar um selo alemão fantástico de jazz contemporâneo ( http://www.ecmrecords.com/ ) muito interligado com a música clássica. Escutei vários cd´s do selo essa semana e fiquei encantada, vale a dica.

Mas falando do álbum de hoje...
Erik Truffaz é um tropetista conhecido por fazer um jazz atual, misturando hip hop e groove. Muito suave para escutar e encantador logo de início. Esse cd (foto), foi gravado com Sly Johnson, com uma história extensa no blues. O álbum tem 8 faixas maravilhosas... foi lançado pela EMI com o selo nada mais, nada menos que Blue Note!!

É isso, divirta-se!


Erik Truffaz no you tube, só clicar!!!! /o/






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário